Aprenda a utilizar estilos no Microsoft Word.

A formatação usando estilos simplifica muito o trabalho no Word. Um estilo é um conjunto de características de formatação que podem ser aplicadas ao texto de seu documento para rapidamente alterar sua aparência. Ao aplicar um estilo, você aplica um grupo inteiro de formatos em uma simples operação. Por exemplo, é possível que você deseje formatar o título de um relatório para destacá-lo. Em vez de seguir três etapas separadas para, por exemplo, formatar seu título como Arial, tamanho 16 pontos e centralizado, você pode obter o mesmo resultado em uma única etapa: clicando no botão 'Abre-lista' da caixa de estilos. Na lista que se abriu, basta selecionar a opção Título 1.

Quando você inicia o Microsoft Word, o novo documento em branco se baseia no modelo Normal e o texto que você digita usa o estilo Normal. Isso significa que quando você começa a digitar, o Word usa a fonte, o tamanho da fonte, o espaçamento da linha, o alinhamento do texto e outros formatos atualmente definidos para o estilo Normal.

Você pode criar o seu próprio estilo de formatação. Mas antes de ver como fazer isso, é importante saber que existem dois tipos de estilos: Estilos de parágrafo e Estilos de caractere.

Um estilo de parágrafo controla todos os aspectos da aparência de um parágrafo, como alinhamento do texto, paradas de tabulação, espaçamento da linha e bordas e pode incluir formatação de caractere. Se desejar que um parágrafo possua uma combinação específica de atributos que não se encontram em um estilo existente (por exemplo, um título em negrito, itálico e centralizado na fonte Arial Narrow), você pode criar um novo estilo de parágrafo. Para se criar um novo estilo de parágrafo, você seleciona o parágrafo que tem a formatação em que se baseará o novo estilo. Clique dentro da Caixa Estilo na Barra de Ferramentas. E digite sobre o nome do estilo existente para criar o nome do novo estilo. Pressione ENTER.

Pronto, agora, sempre que você clicar no botão 'Abre-lista' da caixa de estilo, você verá o estilo que você acabou de criar. Confira na figura abaixo.

No nosso exemplo, o estilo Teste possui a formatação para um tipo de fonte chamado 'Comic Sans', possui a cor azul e o tamanho 20, o que pode ser verificado, através do modo como o Word escreve o nome do estilo, ou seja, utilizando esta formatação.

Neste exemplo, podemos notar, através da existência do símbolo ¶ que trata-se de uma formatação de parágrafo.

Podemos também criar um estilo de caractere, que será utilizado quando quisermos formatar apenas algumas palavras de um parágrafo. Para isso, clique no menu Formatar e escolha a opção Estilo. Na janela que se abriu, clique no botão Novo.

Na nova janela, clique no campo do nome e digite o nome desse estilo. No próximo campo, Tipo do Estilo, selecione a opção caractere e em seguida clique no botão Formatar e escolha a opção Fonte.

A janela para formatação de Fonte se abrirá. Escolha a formatação que desejar e clique em OK. Clique em OK novamente e em seguida Fechar.

Pronto. Seu novo estilo de caracter será mostrado na lista da Caixa de Estilo.

Agora você poderá selecionar o trecho do texto no qual desejar aplicar a formatação, e clicar no estilo que você acabou de criar: ele será formatado no estilo que você definiu.

Equipe da CompuClass -- 24/12/2009


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-