Problemas com Hubs e Switches

Se você tem uma rede que funciona normalmente e tem um ou mais HUBs, você poderá se deparar um dia com a novidade de que nenhum usuário consegue se logar na rede. Como é padrão, você vai verificar o HUB, mas vai perceber que todos os leds das portas estão acesos, e que todos os cabos e computadores estão devidamente conectados e configurados. O que está errado então? É claro que seu servidor pode estar com algum problema e não conseguir autenticar novos usuários. Mas o que também pode acontecer é que esse HUB esteja travado devido à sobrecarga de pacotes transitando e um tráfego intenso na rede.

A solução nesse caso é desligar o HUB da tomada, esperar 2 minutos e ligar novamente, assim todas as portas do HUB se destravarão e a rede vai funcionar normalmente. Isso ocorre com alguma freqüência com os novos HUBs que funcionam como SWITCHs, isto é, HUBs inteligentes que analisam o destino dos pacotes em trânsito e os encaminham exclusivamente para a porta certa (diminuindo o trafego inútil) nas outras portas. Muito útil, mas como esses equipamentos tem que analisar o destino dos pacotes eles tem uma tarefa, diferente de um hub tradicional que não processa nada. E capacidade de executar essa tarefa tem limites, conforme o equipamento.

Caso isso se repita, tente conferir as especificações do seu equipamento ou troque-o por algum modelo mais robusto.

Alexandre Roberto Foiadelli -- 13/04/2005


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-