O que é o comando Trigger da linguagem SQL?

O comando Trigger pode ser traduzido como ‘gatilho’, pois no SQL o comando Trigger ao ser acionado dispara uma ação pré-definida. O comando Trigger no SQL pode ser utilizado atrelado aos comandos Delete, Insert, Update ou para comandos de estrutura do banco de dados.
 
Por exemplo, vamos supor que ao atualizar um registro em uma tabela através do Update em SQL, é desejado que em seguida seja mostrado o que estava no registro antes de ser alterado, e também os dados depois da atualização executada. O comando Trigger armazenará a ação dentro da tabela em que será executado o Update, para que sempre que for atualizado um registro, automaticamente apareça o antes e o depois.

Vejamos como ficaria o comando Trigger para atender a situação abordada:

   create trigger t_altera on clientes for update as
   select 'Alterado' as 'Operação', codigo_cliente, nome_cliente from deleted
   union all
   select 'Para', codigo_cliente, nome_cliente from inserted

Para ver a Trigger em ação, basta utilizar o comando Update na tabela clientes, no caso, na tabela escolhida para utilização da Trigger.

   Update clientes set nome_cliente = ‘Juliana Perez’
   Where codigo_cliente = 5

Veja abaixo como irá aparecer no SQL Server ao executar o comando Update. Sem o comando Trigger ativo, apareceria simplesmente escrito na aba mensagem (1) Linha Afetada.



O comando Trigger como muitos outros comandos do SQL faz parte do curso de SQL Server da Compuclass, fazendo o curso de SQL Server módulo I você aprenderá comonado como o Trigger, Stored Procedure, Views, diversos meios de uso do Select, Insert, Delete, Update, Inner Join e muitos outros.

Juliana Perez -- 21/08/2015


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-