O que é VBA - Visual Basic for Applications?

O Visual Basic, ou simplesmente VB, é uma linguagem de programação criada pela Microsoft. Derivada do Visual Basic, a Microsoft oferece a linguagem VBA - Visual Basic for Applications, para ser utilizada nos programas do pacote Office. Através da programação em VBA é possível implementar novas ferramentas e rotinas nos programas do pacote Office.

Se o VBA foi feito para o Office, podemos entender que, é possível utilizar o VBA em todos os programas que fazem parte do pacote, tais como: Excel, Access, Word, PowerPoint, Outlook, Project, Sharepoint, Publisher, OneNote e Visio.

O pacote Office que está instalado no seu computador pode não conter todos os programas citados, de acordo com o pacote ou a licença contratada, mas independente do grupo de programas que tenha o pacote Office que você tenha contratado, todos possuem o ambiente Visual Basic para que você possa programar em VBA para automatizar suas rotinas. A forma mais fácil de ter contato com o VBA é através da gravação de macros, na qual você pode simplesmente gravar as ações que fazem parte da sua rotina e automaticamente a programação em VBA será gerada. Veja mais sobre macros no Excel em: http://www.compuclass.com.br/texto.asp?ID=29

Os programas em que é mais comum utilizar o VBA são o Excel e o Access - não descartando o uso nos outros do pacote Office, mas é que o Excel e o Access são extremamente utilizados no meio corporativo e com o VBA as atividades cotidianas podem se tornar mais rápidas e fáceis!

COMO APRENDER VBA?

VBA é uma linguagem de programação, então antes de começar a trabalhar com programação em VBA, o ideal é conhecer ‘lógica de programação’ para entender ‘como utilizar’ e ‘para que servem’ os recursos e comandos de uma linguagem de programação. Também é fundamental conhecer muito bem o aplicativo no qual você pretende desenvolver rotinas em VBA: lembre-se, dentro de um aplicativo como o Excel, normalmente utilizamos VBA para automatizar rotinas para as quais o Excel já não oferece alguma ferramenta nativa que automatize esse trabalho. Não tem lógica utilizar o VBA para reinventar alguma ferramenta que já existe, não há porque ‘reinventar a roda’ - por exemplo: não tem lógica criar uma complexa rotina em VBA para somar valores que atendem a um determinado critério, se o Excel já oferece a função SomaSe! Assim como você não tem porque utilizar o VBA para procurar códigos em uma tabela, se você já tem a função ProcV pronta no Excel!

A Compuclass pode te ajudar a dominar os programas do Office e a programar em VBA: confira o curso de Lógica de Programação e Banco de Dados, o curso de Excel com VBA I, o curso de Excel com VBA II e o curso de Access com VBA da CompuClass.

Caso queira esclarecer mais alguma dúvida à respeito de programação VBA, ou dos cursos de VBA, entre em contato com a equipe de atendimento da CompuClass: com certeza um dos nossos especialistas poderá ajudá-lo!

Juliana Perez de Aragão Silva -- 08/04/2015


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-