Diferenças entre versões do Project

O Microsoft Project é o programa de referência para gestão de projetos, mas no momento em que for identificada a necessidade de utilizá-lo, depara-se com mais de uma versão. Mas qual versão do MS Project é a mais adequada?

Atualmente para gerir um projeto encontra-se o Project Standard, Project Profissional, Project Pro for Office 365, Project Server e Project Online. Para adquirir a versão adequada ao projeto que estiver gerindo, vamos entender a finalidade de cada uma das versões.

• O Project Standard foi criado apenas com as funcionalidades básicas de modo que é possível gerir um projeto normalmente, porém, ao comprar com as outras verões, nota-se que é o mais simples. A forma de instalação é possível apenas para uma máquina e suas ferramentas não gera interatividade em rede com nenhum dos outros softwares Microsoft, a não ser o Excel, na qual é possível exportar as atividades do Project Standard para o Excel e vice-versa. Vale ressaltar também que a partir da versão 2007 se faz possível também utilizar os relatórios visuais que expões resultados de acompanhamento do projeto criado no Project diretamente em gráficos dinâmicos no Excel.

• Já o
Project Profissional possui todas as funcionalidades do Project Standard, mas como diferencial, pode compartilhar os projetos e ferramentas personalizáveis com o Project Online e ao Project Server, como também poderá interagir com o Lync na qual poderá se comunicar com recursos humanos do projeto de forma ágil e simultânea.

• O
Project Pro for Office 365 foi uma das revoluções da Microsoft ao lançar o Office 365 junto ao Office 2013, é uma forma de ter com a mesma licença o Project instalado na máquina, porém, pronto para se comunicar com a plataforma Web, neste caso, essa versão se torna muito funcional para quem não utiliza sempre a mesma máquina e deseja acessar o projeto de qualquer lugar do planeta. Essa versão geralmente é mais cara do que as outras em termo de adequação de infraestrutura e licenças.

• A versão
Project Server é uma versão que é instalada em servidor como um ponte para integrar as máquinas que utilizam o Project Profissional em uma rede corporativa, deste modo se faz possível compartilhar calendário, colunas personalizadas, relatórios, tabelas, recursos e até mesmo o projeto completo. Extremamente funcional para gerenciamento de portfólio ou programas. A implantação do Project Server se torna mais cara pelo investimento em infraestrutura, tal como servidor e softwares que supram os requisitos mínimos para que haja todas as possibilidades de compartilhamento entre as máquinas que tenham o Project Profissional instalado.

• Como a Microsoft tende acompanhar o mercado, o Project não poderia ficar fora da nuvem! A versão
Project Online é uma completamente virtual, na qual não é necessário instalar na máquina, neste caso, é possível utilizar as principais ferramentas do programa sem se preocupar com adequação do equipamento que está utilizando. Geralmente essa versão é utilizada para acompanhamento do projeto se forma mais superficial e para poucos ajustes, pode-se utilizar o Project Profissional ou o Project Pro Office 365 para enviar o projeto para a nuvem.

Espero que com a descrição de cada uma das versões fique mais fácil decidir qual escolher para o gerenciamento de seus projetos. A Compuclass Informática oferece o curso de Project Profissional com um conteúdo voltado para o uso em qualquer projeto de forma geral e completa com o foco na ferramenta.

Juliana Perez de Aragão Silva - Instrutora de Project na Compuclass Informática -- 30/07/2015


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-