O que é e como usar a função SE?

A função SE dentro do Microsoft Excel, quando bem utilizada, pode poupar seu tempo e otimizar suas planilhas. Muitas pessoas têm dificuldade em montar a função e entender sua lógica – se este é o seu caso, segue abaixo um tutorial bem simples para que todos possam entender a função SE. A função SE está presente no Excel 2013, mas está disponível desde versões mais antigas como Excel 2010, 2007, 2003, 2000 e 97.

O que é a função se?

A função SE é uma formula que faz testes lógicos dentro de planilhas. Você já deve ter passado por alguma situação onde você disse: “SE acontecer isso.... ENTÃO eu faço isso... SENÃO eu faço aquilo...”. A Função SE faz exatamente isso, analisa alguma situação, e te retorna uma das respostas de acordo com o desenrolar da situação.

Um Exemplo:

SE vai chover,
ENTÃO eu levo o guarda-chuva,
SENÃO eu vou pra praia.

Note que estamos analisando o dia: pode chover, pode apenas estar nublado ou pode estar ensolarado. Porém, se vai chover, vou levar guarda Chuva, e se não vai chover, vou pra praia. Simples assim! Observe que estabelecemos uma resposta para o caso da resposta do teste ser positiva e uma resposta para o caso do teste ser negativa. Agora vejamos isso no Excel:



Para simplificar a compreensão, digitamos abaixo da tabela a lógica do que queremos fazer. Você pode escrever essa lógica em uma folha de rascunho ou até mesmo digitá-la em algum espaço dentro da planilha, não é algo obrigatório, mas vai facilitar o seu raciocínio. Procure colocar essa lógica de uma maneira clara, objetiva e de uma maneira que você entenda o que será analisado, e quais serão as respostas. Lembre-se de que na função SE temos que ter no mínimo duas respostas, uma resposta VERDADEIRA caso a situação seja de acordo com o que queremos, e uma resposta FALSA, caso a situação seja diferente daquilo que queremos.

Agora vamos colocar isso na linguagem que o Excel possa entender.



Entenda agora a sintaxe da função SE:



SE(D4=“Dinheiro”

D4 está representando o PAGAMENTO, portanto é como se eu estivesse dizendo: “se o pagamento for igual a dinheiro”.
Obs.: Todo texto dentro da função SE obrigatoriamente tem que vir entre Aspas “ ”.

; “25%”

Podemos ler esse ponto-e-vírgula como um “então”, portanto essa é a resposta caso a resposta do teste “D4=Dinheiro” seja VERDADEIRA

; “5%”)

Também podemos associar esse ponto-e-vírgula a um “senão”, ou seja essa é a resposta caso a resposta do teste seja FALSA.

No nosso caso a resposta é VERDADEIRA pois em D4 está escrito “Dinheiro”. Então temos como resposta “25%”:



Mas se mudamos o valor de D4 para “Cartão” a resposta do teste lógico será FALSA e a resposta exibida será “5%” – veja a seguir:



Walter Diego - Microsoft Office Specialist -- 31/07/2015


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-