O que é e como usar a função PROCV?

Sem dúvida a PROCV é uma das funções poderosas dentro do Microsoft Excel, que facilita a vida de muitas pessoas em um ambiente empresarial. A função PROCV ou VLOOKUP (em inglês) é uma função que procura informações dentro de planilhas do Excel, muito útil e cada vez mais usuários a utilizam. A função PROCV está presente no Excel 2013, mas está disponível desde versões mais antigas como Excel 2010, 2007, 2003, 2000 e 97.

Ao terminar de ler esse post com certeza muitas dúvidas serão esclarecidas e você otimizará suas planilhas sem muitas dificuldades ao utilizar a PROCV. Esta e outras funções você aprende nos cursos de Excel Intermediário e Excel Avançado da CompuClass.

Vamos entender o que é a PROCV

A PROCV é uma função que PROCURA informações dentro de uma tabela, seja ela pequena ou grande. Abaixo temos uma tabela, com um CADASTRO DE PRODUTOS, e o nosso exercício será montar um “sistema” para que a PROCV encontre os produtos e seus respectivos preços através do código informado.

Por exemplo, imagine que queremos saber as informações do produto que tem o Código 003 Para que essa procura seja feita de maneira automática vamos montar abaixo da tabela outra tabelinha inserir o Código, o Nome e o Preço – a proposta é que quando o código for digitado, automaticamente o nome o preço também tem que aparecer.



De acordo com a planilha acima, em C11 vamos digitar a função ProcV para que procure o código digitado em B11 e retorne o nome do produto correspondente a esse código. Veja na figura a seguir como fica essa fórmula:



Depois de digitar a função nessa célula, faça um teste digitando “003” em B11 e o resultado deve ser como o da figura abaixo.



Entenda agora a sintaxe e os argumentos da função

Note que quando você digita o nome da função, o Excel exibe a ajuda da figura abaixo indicando como deve ser a sintaxe dessa função.



VALOR PROCURADO: O valor procurado será o código 003 que está na célula B11. Dentro da tabela temos diversos produtos, para que a PROCV entenda qual produto estamos procurando, devemos informar uma direção como se fosse uma “pista” para que ela encontre o que queremos. Obs. Esse valor procurado, seja ele um código, um nome ou qualquer outro valor, obrigatoriamente deve estar posicionado na primeira coluna da tabela.

MATRIZ TABELA: Selecionamos toda a tabela onde ele irá fazer a PROCURA, da Célula B3 até a Célula D8.

NÚM_ÍNDICE_COLUNA: O número índice da coluna é justamente a COLUNA que tem as informações que procuramos. Nesse caso NÃO colocamos o NOME da coluna (B, no caso). Temos que colocar o NÚMERO da coluna. Esse número será contado da seguinte forma:



Veja que a informação que queremos (nome do produto) está na coluna de número 2. Se quiser saber o preço do produto, coloque a coluna de número 3, para que ele retorne a informação da terceira Coluna.

PROCURAR INTERVALO: Colocamos o número 0 (zero) para que ele procure as informações que corresponde EXATAMENTE com o código “003”.

Montando PROCV para que ela retorne o Preço

A lógica para inserir uma função ProcV, para retornar o preço do produto no nosso exemplo, é a mesma que utilizamos para retornar o nome do produto. Veja a seguir:



A única diferença neste caso é o Numero índice da coluna, O preço do produto está na Terceira coluna da minha tabela. Vamos aos detalhes:

Procure o Código 003 (valor_procurado) – que está na Célula B11
Selecione toda a tabela (Matriz_tabela) – B3 até D8
Informe a coluna onde está a informação desejada (Núm_índice_coluna) – Nome do produto está na segunda coluna (2), e o preço está na terceira coluna (3)

O resultado deve ser:



Qualquer código que eu digitar na célula B11 automaticamente fará com que a PROCV retorne o nome e o preço daquele determinado produto. Faça uns testes!

Walter Diego - Microsoft Office Specialist -- 31/07/2015


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática

Wildcard SSL Certificates


-